A Corregedoria da Polícia Militar de Minas Gerais – CPM, criada, provisoriamente, pela Resolução nº 3.553, de 22 de setembro de 2000 e, definitivamente, através do Decreto Estadual nº 41.478, de 20 de dezembro de 2000, com a função precípua de planejar, coordenar, executar, fiscalizar e controlar as atividades de Polícia Judiciária Militar e dos processos administrativo disciplinares, referentes a atos e fatos envolvendo a participação de militares estaduais, integrantes da Polícia Militar de Minas Gerais. A criação da Corregedoria deveu-se, não só às demandas correicionais de Segurança Pública do Estado, mas, sobretudo, à necessidade de atender aos anseios da sociedade mineira e, neste mister, durante a sua trajetória, a CPM tem buscado a constante preservação da saúde ética e moral da Corporação, sob o inarredável lema de bem servir à lei, à ordem, à justiça, à ética, à moral, à transparência e à imparcialidade.
A CPM tem a seguinte estrutura orgânica:
I - Gabinete do Corregedor;
II - Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (CPAD);
III - Gabinete do Subcorregedor;
IV - Seção de Assessoria Jurídica (CPM1);
V - Seção de Operações, Inteligência e Investigação (CPM2);
VI - Seção de Polícia Judiciária Militar, Procedimentos e Processos Disciplinares (CPM3);
VII - Seção de Apoio Administrativo (CPM4);
VIII - Seção de Resultados, Qualidade e Humanização (CPM5).
Normativas Principais:
Resolução n° 4.975, de 03 de setembro de 2020 - Aprova o Regimento Interno da Corregedoria da Polícia Militar de Minas Gerais.
As ações da Corregedoria da Polícia Militar de Minas Gerais são baseadas na identidade setorial:
Zelar, com justiça, pela hierarquia e disciplina da PMMG, contribuindo para a excelência na prestação de serviços à comunidade.
Ser a Unidade de referência na promoção da ética e dos valores institucionais.
- Ética & Justiça: A ética é o conjunto de normas e preceitos que orienta o comportamento humano. Por sua vez, a justiça trata da harmonização de direitos e deveres, que equipondera o convívio em sociedade
- Hierarquia & Disciplina: A hierarquia se refere à ordenação da autoridade em níveis diferentes dentro da estrutura militar. Já a disciplina é a exteriorização da ética profissional.
- Acolhimento & Humanidade: Acolher diz respeito a receber com hospitalidade. A seu turno, humanidade alude à benevolência, empatia e compaixão.
- Imparcialidade & Confiança: Imparcial é a qualidade do que é isento, equidistante. Já a confiança é a crença na probidade moral, em que o dispêndio de esforço corresponderá à expectativa depositada.
- Representatividade: A Representatividade se trata do valor que alude à compreensão, a internalização e a efetiva prática dos valores institucionais pelos servidores da Corregedoria, espelhando, positivamente, a imagem da CPM e da própria PMMG, seja na condição de Policial Militar, seja nas situações da vida cotidiana.