Noticias

Seminário promove debates de prevenção e combate ao assédio moral no serviço público

Assedio moral no servico publico

O evento de iniciativa da Ouvidoria-Geral do Estado, em parceria com a Controladoria-Geral do Estado e a Secretaria de Planejamento e Gestão, faz referência à Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral.

Hoje (30/03) aconteceu mais uma edição do Seminário Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral referente à “Semana Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Prática de Assédio Moral”. O evento reuniu palestrantes para debater aspectos relacionados ao tema “Assédio Moral”, com o objetivo de conscientizar os servidores sobre a importância de prevenir e combater a prática abusiva no âmbito da Administração Pública Estadual.

A iniciativa foi da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) e a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG). O Seminário ocorreu por meio de uma transmissão no canal do Youtube da Ouvidoria-Geral. Os temas das palestras que ocorreram foram: “Aspectos conceituais do assédio moral e acolhimento ao servidor”; “Assédio moral e o abuso de poder em tempos de pandemia” e “Assédio moral: gestão de riscos, prevenção e enfrentamento”.

A CGE participou da abertura, representada por Rodrigo Fontenelle, o controlador-geral do Estado de MG. Ele explicou a importância de definir e discutir o tema do assédio moral para a sua prevenção. “15% das denúncias recebidas referem-se ao assédio moral, o que reforça a necessidade de discussão do tema. Na CGE temos o Plano de Prevenção de Ilícitos Administrativos e é importante ressaltar que esta conduta não é aceitável em lugar nenhum, muito menos no governo do Estado de Minas Gerais” - afirmou.

Clique aqui para assistir novamente ao evento.

 

Ouvidoria de Assédio Moral e Sexual

A ouvidoria é responsável pelo acolhimento de denúncias de assédio moral e sexual praticados por agentes públicos do Poder Executivo Estadual no exercício de suas funções, bem como, pelo desenvolvimento de ações que visem o combate e a prevenção dessa prática. 

 

Atendimento ao manifestante

A OGE/MG é a porta de entrada para acolhimento do servidor. As denúncias relacionadas a assédio moral podem ser registradas através de um dos canais abaixo: 

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel.
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones:  162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque - Saúde