Corpo de Bombeiros
INSTITUCIONAL
A Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CCBM, foi criada, provisoriamente, pela Resolução nº 092, de 06/02/2003, e nessa época, a Corregedoria era vinculada à Diretoria de Recursos Humanos.
Atualmente, a Resolução nº 1028, de 05/01/2022 é a norma em vigor que estabelece a competência, as atribuições e a estrutura da Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
A CCBM tem por missão o planejamento, coordenação, implementação, supervisão e gerenciamento das ações de Polícia Judiciária Militar e dos procedimentos disciplinares administrativos da Corporação. Em seu percurso histórico, a Corregedoria tem desempenhado um papel crucial na valorização da vida através da ética, da disciplina, da justiça e da integridade. É de sua incumbência ainda a preservação da lei, da ordem, da imparcialidade, da transparência e garantia da moralidade dentro da Corporação.
Nossos valores e princípios institucionais são o norte e as bases sólidas em que nossos esforços se apoiam pois refletem nossa cultura organizacional, sendo motivos de constantes instruções ao nosso efetivo.
O propósito de “salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança” é reconhecido e aplicado por cada Bombeiro e Bombeira Militar em todo e qualquer chamado, garantindo a eficácia das operações em situações de emergência.
A promoção e o reconhecimento da conduta exemplar de cada integrante do CBMMG que desempenha sua atividade seguindo os mais altos padrões éticos e profissionais é refletida pela confiança da população nos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
A atuação da Corregedoria é fundamental para a manutenção da credibilidade institucional ostentada pelo CBMMG, ao desenvolver ações de prevenção e técnicas de investigação de condutas inadequadas, prevalecendo a transparência e a responsabilização dentro da Instituição. Por meio da aplicação justa e imparcial das normas e regulamentos internos, é possível construir um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, no qual os bombeiros podem desempenhar suas funções com dedicação e comprometimento.