Competências

Corpo de Bombeiros

INSTITUCIONAL
QUEM É QUEM
COMPETÊNCIAS
NORMATIVOS
ORGANOGRAMA



 


 
 








 


 
 








 

COMPETÊNCIAS

As ações da Corregedoria Do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais são baseadas na sua identidade setorial:

Missão:

A missão da Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é valorizar a vida através da Ética, Justiça, Disciplina e Integridade. Garantindo, dessa forma, a transparência e a responsabilização nas ações de seus membros. Por meio da aplicação justa e imparcial das normas e regulamentos internos, a Corregedoria busca manter um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e ético, promovendo a confiança da comunidade nos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Visão:

A CCBM visa tornar-se uma referência entre as demais Corregedorias, promovendo a Ética, Justiça, Disciplina e Integridade, com intuito de preservar a confiança que possui perante a sociedade e o respeito dentro da Instituição.

Valores:
  1. Ética: a ética é o conjunto de normas e preceitos que orienta o comportamento humano. No âmbito da CCBM, envolve a aplicação de princípios morais e valores no exercício das atividades de fiscalização, investigação e correção de condutas dentro de uma instituição. Isso inclui a promoção da transparência, imparcialidade, responsabilidade e integridade na aplicação das normas e na condução das investigações, visando manter a confiança da sociedade e o respeito entre os membros da Instituição.
  2. Justiça: refere-se ao princípio moral ou legal de proporcionar imparcialidade e equidade na aplicação das leis e na resolução de disputas. Envolve garantir que todos sejam tratados de forma justa e igualitária, com base em seus direitos e méritos, independentemente de sua origem, status social ou crenças. A justiça busca assegurar um equilíbrio entre os interesses de indivíduos, grupos e a sociedade como um todo.
  3. Disciplina:  definida como a capacidade e disposição de agir de acordo com regras, ordens ou padrões estabelecidos. Isso envolve a obediência a diretrizes e normas, o cumprimento de responsabilidades e a manutenção de comportamentos e atitudes que promovam a ordem, organização e eficiência em um ambiente, seja ele educacional, profissional ou outro. A disciplina também inclui o desenvolvimento de autodisciplina, que se refere à capacidade de regular e controlar as próprias ações e decisões de forma consistente e responsável.
  4. Integridade: disposição em agir dentro das normas e leis vigentes, buscando sempre fazer o que é correto, ético, honesto e transparente, objetivando a excelência na prestação dos serviços, mesmo quando ninguém está olhando ou que o reconhecimento de suas ações não exista.