Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda
Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda é Mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui pós-graduações em Finanças pelo Ibmec e em Auditoria Financeira pela UnB/TCU. Atualmente, é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), cedido ao estado de Minas Gerais, onde ocupa o cargo de Controlador-Geral.
Ele é presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e do Conselho Fiscal do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Entre 2019 e 2021, foi Coordenador-Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais (ARCCO). Anteriormente, atuou no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão como Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno, sendo responsável pela implementação do Programa de Integridade (2016-2018), função que também exerceu no Ministério da Fazenda em 2015.
Na CGU, foi Coordenador-Geral de Auditoria da Área Fazendária, gerenciando a carteira de auditorias do Ministério da Fazenda. Além disso, atua como instrutor e mentor para altos executivos na ENAP, já lecionou na FGV e atualmente é professor na Fundação Dom Cabral.
É autor dos livros "Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público" (Ed. Fórum, 2ª edição) e "Auditoria Privada e Governamental" (Ed. Impetus, 4ª edição). Possui cinco certificações internacionais: CGAP, CCSA, CRMA e CIA, emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA), e ISO 37001/37301, emitida pela Tradius.